A Secretaria da Economia de Goiás anunciou, na quinta-feira (19), o calendário de pagamento do IPVA 2025. A data inicial para todas as placas será 15 de janeiro, válida tanto para o pagamento à vista, com desconto de 8%, quanto para a primeira parcela. O desconto é superior ao oferecido em 2023, que era de 7%.
A novidade deste ano é a uniformidade no vencimento das parcelas, que ocorrerão sempre no dia 15 de cada mês. Caso a data caia em um final de semana ou feriado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil, segundo informou o auditor fiscal Jorge Arêas.
O número de parcelas varia conforme o final da placa. Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 terão até nove parcelas, devido ao prazo do licenciamento em setembro, definido pelo Contran. Já os demais finais poderão parcelar em até dez vezes.
Além disso, o valor do IPVA será calculado com base na tabela FIPE, que registrou redução nos preços médios de veículos usados. Enquanto automóveis tiveram queda de 1,76%, camionetas e utilitários recuaram 3,38%. Já os caminhões, na contramão, tiveram alta de 3,81%.
Isenções e benefícios
Veículos com mais de 15 anos e pertencentes a Pessoas com Deficiência (PCD) permanecem isentos do imposto. Carros populares (até 1.0) e motos de até 125 cilindradas recebem desconto de 50%. Participantes do programa Nota Fiscal Goiana ainda podem obter abatimentos adicionais de 5% a 10%.
Com uma frota tributável de cerca de 2 milhões de veículos, o estado espera facilitar a organização dos contribuintes com as novas medidas.